quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Portugal: D. Tonho e Porto Ferreira







Saindo de Lisboa, uma boa opção para uma viagem rápida e tranquila até o Norte de Portugal é o trem, ou, como eles dizem, comboio. Pegamos o comboio Alfa Pendular (http://www.cp.pt/) em direção à cidade do Porto, e, menos de três horas depois, estávamos passeando pelo centro histórico da cidade e pelo Cais da Ribeira, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, separados pelo rio Douro. Antes de visitar a cave da Ferreira, fomos almoçar no restaurante Dom Tonho (www.dtonho.com), um dos mais famosos da cidade, recomendado por dez entre dez guias.

Esperava muito mais do local, em especial pelos preços altos praticados. De entrada, eu e minha esposa, saboreamos um coelho à vinagrete, que estava muito bom. Meu prato principal foi Arroz de Pato, que não gostei (pesado pelo excesso de queijo colocado para gratinar, muito seco em seu interior). Já minha mulher comeu Bacalhau à Zé do Pipo, ótimo. A carta de vinhos é bem ampla e cara, com apenas uma opção em copo.

Após o almoço, visitamos a centenário cave da Ferreira, mas confesso que acho chato e cansativo estas visitas “para encantar turista”, sempre com a mesma conversinha, detalhes pitorescos etc. Vale a pena para conhecer a arquitetura histórica do local, e, claro, passar ao final na loja da casa para comprar vinhos por 1/3 do valor que encontramos aqui no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário