sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Portugal: vinhos em restaurantes e destaque para O Jacinto


Já comentei aqui, tempos atrás, que a qualidade do serviço de vinhos nos restaurantes do Brasil (falo dos grandes centros, é lógico) é muito melhor do que nos restaurantes top de Buenos Aires ou Santiago do Chile, por exemplo.

Esta constatação vale também para Portugal. Em geral, o serviço de vinho nos restaurantes deixa muito a desejar: cartas confusas, inexistência de sommelier, temperatura errada (tintos quentes), pouca oferta de vinhos em taça etc. Claro que há exceções, como o Eleven e o Tasca da Esquina, por exemplo (comentarei sobre eles em breve).

Neste cenário, uma boa surpresa foi o restaurante O Jacinto, que aparece no ranking da revista portuguesa Wine – Essência do Vinho (à venda também no Brasil) como um dos melhors do País neste quesito. A casa oferece em taça todos, absolutamente todos, os rótulos de sua enorme carta, por 1/5 do preço da garrafa. Isso significa que você pode tomar – se tiver bolso para suportar - uma taça de Barca Velha, de Pêra Manca, de Xisto, de Cryseia, de Quinta do Vale do Meão etc.

Eu, como simples mortal, escolhi rótulos bons, porém sem tanta tama: Poeira Douro 2005 (belo vinho, embora ainda fechado e tânico) e Quinta dos Carvalhais Dão 2000 (excelente, pronto. Um Dão que lembra um Borgonha). Ah, para bebericar, antes dos pratos principais, escolhi o Alvarinho Deu La Deu, para mim o melhor custo/benefício entre os alvarinhos do mercado.

Já ia me esquecendo da comida: Ovos mexidos com farinheira, queijo Serra da Estrela com pão,
Polvo à lagareira e Arroz de Coelho. Todo muito bom.
Outro bom local para tomar vinho é o Aromas & Sabores Wine Bar, um local muito simpático onde funciona uma loja de vinhos, uma charcutaria e um bar de vinhos. Além do ótimo serviço e da ampla carta de vinhos - com várias opções com copo -, a comida da casa é boa.
O Jacinto
Aromas & Sabores Wine Bar
Rua Tomás de Anunciação 44 - Campo de Ourique, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário