quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Portugal: Tasca da Esquina

De todos os restaurantes que visitei em Portugal, aquele que mais gostei foi a Tasca da Esquina, uma casa aberta recentemente pelo chef Vitor Sobral, que é bastante conhecido aqui no Brasil, onde já realizou vários festivais e até chegou a anunciar a abertura de um restaurante em São Paulo, algum tempo atrás. Instalado em um lugar bem pequeno em uma esquina movimentada do bairro de Campo Ourique, o restaurante não se destaca pelo (falta de) conforto ou luxo, mas sim pelo ambiente barulhento, alegre e variado, associado à ótima comida.

Visitei o local em minha última noite em Lisboa e fiquei arrependido de ter não ter ido antes para poder voltar mais uma vez. Após o couvert com pão caseiro, azeitonas, queijo de ovelha e petisco do dia (paio e lombo), pedimos camarão salteado com malagueta e alecrim de entrada (6,50 euros), seguido de um dos menus-degustação da casa, chamado de Fique nas Mãos do Chef. Preferi o menu com cinco porções por 19,50 euros: Sopa fria de Melão com presunto cru, Lingueirão (também chamado Canivete, é um molusco estranho, no formato de um pequeno pedaço de bambu), Salada de búzios (um tipo de marisco), Cherne com migas de tomate e Bochechas de Vitela. Todos pratos totalmente incomuns, com sabores acentuados, mas também extremante frescos e bons.

Para acompanhar, tomei algumas taças de Alvariho Muros de Melgaço 2008, seguido de um tinto da casa, o Chef’s Collection Alentejo 2007.

Recomendo!

Rua Domingos Sequeira 41C Campo de Ourique . 1350-119 Lisboa

Fone: 210 993 939

www.tascadaesquina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário