quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Portugal: cervejarias em Lisboa

Antes de embarcar para Portugal procurei, na internet e em publicações especializadas, dicas de restaurantes para visitar, principalmente em Lisboa. São dezenas, o que demandaria muito mais tempo do que eu tinha por lá. Além dos restaurantes, li ótimas referências sobre duas cervejarias locais: Portugália e Ramiro.

A primeira é uma rede, com várias unidades na cidade. Bem tradicional, inclusive no atendimento, sem a simpatia e a atenção que nós, brasileiros, gostamos e nos acostumamos nos grandes centros, como em São Paulo (Faço um parênteses aqui para comentar sobre a grande diferença no nível de serviço entre os restaurantes bons daqui e de lá. Isso vale para tudo: quantidade de garçons no salão - lá são poucos -, cortesia, disponibilização de sommelier, agilidade etc. Realmente estamos mal acostumados). No cardápio aparecem gambas, mariscos, polvo, bacalhau, pregos, filés, omeletes, queijos e presunto de porco preto. Tudo bem feito, com muito sabor. Para beber, uma boa cerveja local. Ótima qualidade. (http://www.portugalia.pt/)

Outra cervejaria famosa é a Ramiro (www.cervejariaramiro.pt), especializada em frutos do mar. Lugar também muito simples e pequeno, mas com atendimento mais simpático e bem ágil. Vale a pena pedir cada um dos itens do cardápio, como o presunto pata negra, a Gambá Tigre gigante (camarão), os logostins, a Sapateira (caranguejo gigante) etc. Embora tenha uma razoável carta de vinhos, vale à pena ficar na imperial (chopp) Sagres.
São dois bons locais para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário