quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Portugal: Eleven (uma estrela no Michelin)




Durante minha breve estada em Portugal, fui conhecer o Eleven, único restaurante da capital portuguesa estrelado no Guide Michelin. Com uma estrela no famoso guia, o Eleven é comandado pelo chef alemão Joachim Koerper e fica do Parque Eduado VII, em uma bela área de Lisboa.

Eu havia completado 40 anos dias antes, além de 14 anos de casado. Para começar, acompanhando o couvert com pães variados (branco, de azeitonas, de tomate e de sementes), azeite e manteiga, eu e minha mulher pedimos duas taças de Moet & Chandon. Complementando o couvert, os chamados “presentes do chef”: bocatto de polvo, folhado de vitela, creme de aspargos e tartar de atum. Todos estavam ótimos e foram muito bem acompanhados pela champagne.

De entrada, dividimos um excelente Vitello Tonatto, tradicional prato italiano que combina fatias finas de carne de vitela com creme de atum. Ente os pratos principais, minha mulher escolheu Duo de leitão (barriga e carré) sobre purê de abóbora. Estava muito saboroso, embora a barriga de leitão ficasse melhor um pouco mais cozida. Eu pedi Pato trançado, um prato de combina coxa e magret de pato com bucatini. Excelente.

No Eleven tudo é caro, inclusive os vinhos, que contam com uma carta muito boa e com poucas opção de tintos e brancos em copo. E, mais uma vez, vinhos em copo na temperatura errada, no caso, tintos quentes.

O Eleven é, sem dúvida alguma, um lugar para se conhecer em Lisboa. Se vale o que custa, é outra história. Eu acho que não, mas recomendo.

http://www.elevenrestaurante.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário