segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Portugal: Fialho em Évora

Évora transpira história com seu centro murado, seus mais de dois mil anos de história e sua arquitetura peculiar que reflete a cultura dos vários povos que tiveram controle sobre a cidade. Mas antes de conhecer detalhes do belo local, fui almoçar no Fialho, uma instituição local, freqüentado pela sociedade Alentejana e por turistas “bons de garfo” do mundo todo. É uma casa pequena, aconchegante e histórica, com boa comida.

Encarei um dos pratos tradicionais do Alentejo, um bem feito Borrego (Cordeiro) Assado no Forno com Batatas, precedido de uma maravilhosa empada de galinha. Para acompanhar, meia garrafa de um tinto regional, não me lembro qual. De sobremesa, Queijadas de Évora (a nossa queinadinha, mas muito melhor, sem coco) e Encharcada de Mourão (o nosso Fios de Ovos, porém mais úmido).

Pena que minha estada lá foi rápida e não consegui experimentar outros pratos da ementa (cardápio), como Lombinhos de Javali, Perdiz à Convento da Cartuxa e Arroz de Pombo.

Um comentário:

  1. Tem razão. Brasileiro, residente em Brasília, sempre que vou a Évora visito e desfruto dos serviços e pratos deste precioso e inesquecível restaurante, verdadeira jóia do Alentejo. Na minha opinião o melhor de toda a região

    ResponderExcluir