domingo, 21 de novembro de 2010

Avaliando chilenos

Participo agora de mais uma confraria, desta vez aqui na região da Granja Viana.
Nosso primeiro encontro foi quinta-feira passada no Cabaña Del Assado, bom restaurantes que carne que abriu recentemente por aqui.
O tema foi vinhos chilenos, para mim, os melhores da América do Sul. Não que eu não goste dos argentinos, pelo contrário, gosto bastante de muitos malbecs, cabernets e syrahs de lá, mas acho que os chilenos são mais consistentes.
Voltando à degustação. Foram quatro vinhos: Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2008, Terrunyo Carmenère 2003, Viña Maipa Gran Devocción Cabernet Sauvignon/Syrah 2007 e Château Los Boldos Vielles Vignes Merlot 2008.

O mais diferente da noite foi o Château Los Boldos, um merlot exótico, com aromas intensos de groselha, mais parecendo um gamay de Beaujolais. Para mim o melhor foi o Montes Alpha, sempre uma escolha segura, enquanto o Terrunyo Carmenère - aclamado como um dos melhores representantes desta cepa no Chile - me decepcionou. Era muito bom, mas eu esperava mais.

3 comentários:

  1. Faço parte desta confraria e realmente foi uma noite muito interessante com estes chilenos. Na degustação as cegas selecionei o Château Los Boldos como o melhor da noite, exatamente por ser exótico e totalmente inesperado, conquistou meu voto de melhor da noite. Não descarto nenhum dos vinhos degustados, são escolhas excelentes.

    Concordo com Raul sobre o Terrunyo, esperava mais daquele rótulo famoso, mas o charme do vinho na minha opinião é a surpresa que cada garrafa nos armazena, não há verdades absolutas no mundo dos vinhos, este líquido "vivo" nos reserva momentos surpreendentes a cada degustação.

    ResponderExcluir
  2. Raul, tenho em casa um vinho tinto uruguaio Don Pascual Tannat 2008, me dá uma dica para harmonizá-lo em um jantar, por favor.

    Tenho também um vinho branco argentino chamado Vasco Viejo, que ganhei de um amigo e ainda não o provei, imagino que seja melhor com um peixe não? O que você sugere?

    Parabéns pelo blog, há algum tempo não o visitava, mas está realmente ótimo, abraço!

    Marcus.

    ResponderExcluir
  3. Marcus, obrigado pela mensagem.
    Em geral os vinhos feitos com a uva Tannat combinam bem com carnes. Pode ser um cordeiros ou um filet. Se tiver molho também fica bom. Outra opção seria uma pasta com molho de carne.
    Eu não conheço o outro vinho - Vasco Viejo -, mas pelo que li na web trata-se de um vinho produzido com várias uvas brancas. Em geral, estes vinhos vãi bem com peixes mais leves e até com frango.
    Abs,
    Raul

    ResponderExcluir