quarta-feira, 21 de abril de 2010

Moqueca

Fiz uma moqueca na semana passada em casa e fiquei com sérias dúvidas sobre que vinho escolher para acompanhar. Minha moqueca levou postas de peixe (garoupa) e camarões médios , com cebola, tomate, pimentão vermelho, coentro, salcinha, leite de coco, pimenta vermelha e sal. Fi preparada rapidamente, como deve ser, em panela de ferro.

Mesmo que eu tenha, no preparo do prato, tirado alguns ingredientes - como azeite de dendê - e limitado bastante o uso de outros - como o coentro, a moqueca é um prato forte, intenso, que requer um vinho branco ao mesmo tempo com boa acidez e certo corpo para acompanhar sua untuosidade.

Após muito pensar acabei escolhendo o Zind 2004, do produtor Zind Humbrecht, um alsaiano que estirpe que estava em minha adega há alguns anos. O rótulo é o mais básico do produtor, mas é muito bom. Uma mescla de chardonnay, auxerrois e pinot blanc, o Zind, com suas notas de mel, toques minerais e elegância, acompanhou muito bem a moqueca.

3 comentários:

  1. Caro Raul, um vinho que sempre gosto com moqueca são os feitos de chenin blanc como o Clos du Papillon, experimente. Esse Zind também deve ter ficado maravilhoso.

    Um abraço.
    Eugênio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, de acordo com o cânone baiano, se você fez uma moqueca sem o dendê, na verdade não é uma moqueca, é um ensopado! rs

    Achei bem ousada a sua escolha de vinho! Eu apostaria mais em frescor e acidez de vinhos jovens, optando por um bom sauvignon blanc (chile ou nova zelândia), ou então por um belo vinho verde (novo, não necessariamente 100% alvarinho). Um espumante também seria um uma opção curinga!

    Gostaria de saber qual o critério que te levou a escolher este vinho, pois me impressionou basntante a escolha! (E confesso, me despertou muito a curiosidade de fazer uma moqueca e testar aqui!)

    Um abraço, e muito interessante o blog!

    Alexandre Takei
    http://etilicasnotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, a escolha do vinho foi um pouco pela afinidade dos alsacianos com pescados/frutos do mar com sabor mais intenso e untuosidade, e um pouco por feeling mesmo. Como o Zind é um vinho de alta qualidade e eu estava com uma garrafa já com alguns anos de guarda, achei que o vinho acompanharia bem a moqueca.
    Abs
    Raul

    ResponderExcluir