terça-feira, 15 de setembro de 2009

Val de Flores 2003

Ainda falando de Argentina, tomei na semana passada o Val de Flores, da safra 2003, vinho superpremium feito por Michel Rolland na Argentina. Estava em minha adega há uns quatro anos.

A primeira vez que tomei o Val de Flores foi em 2004, em uma degustação de malbecs tops conduzida por Saul Galvão na Expovinis. Era um exemplar da safra 2002, excepcional. Ficou à frente de outros grandes malbecs do País, como Felipe Rutini 2001, Fond de Cave Reserva 2002, Yacochuya 1999, Cadus 2000 e Catena Angélica Zapata 2000. Cor quase negra, nariz com muita fruta, chocolate e tabaco.. Na boca se mostrava completo, intenso, equilibrado e longo. Ainda estava muito jovem, mas já demonstrava toda sua categoria.
A safra 2002 do Val de Flores foi considerada pelos críticos melhor do que a 2003 (95 pontos contra 91 pontos, segundo Robert Parker), mas este também estava excelente. O 2003 ganhou muito com os anos de guarda, mostrando o potencial de envelhecimento dos grandes vinhos argentinos. A cor ainda estava bastante intensa, com notas negras, em um rubi profundo. Aroma com frutas maduras, muito intenso. Na boca estava pronto, sedoso, longo. E como o vinho era especial, nada melhor do que acompanhá-lo com algo especial, no caso, um Kobe Beef na brasa temperado com flor de sal. Casamento perfeito!

2 comentários:

  1. Caro Raul, gostaria de sabe se você tomou o Chardonnay Zero SO2 do Marco Danielle e o que achou? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eugênio, eu ainda não tomei este branco do Marco Danielle, mas vou procurar. Na semana passada experimentei um tinto dele, o Prelúdio. Achei bem intressante. Raul

    ResponderExcluir