terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Espanhóis de classe

Fizemos a segunda reunião da confraria aqui da Granja Viana poucos dias antes do Natal, desta vez avaliando tintos espanhóis das regiões de Rioja e Ribeira Del Duero.
Embora majoritariamente produzidos com a Tempranillo - que em território espanhol recebe outros nomes, dependendo da região -, os vinhos Espanhóis apresentam uma diversidade interessante. Um tinto da Rioja é totalmente diferente que um tinto de Ribeira, que é diferente do Priorato..... São terrenos, climas e estilos distintos que marcam cada região, cada produtor.

Acho que o s Riojas tradicionais, produziros pelas grandes empresas, são, em geral, muito caros pelo que oferecem. Não é o caso dos Riojas "de família", com pequena produção. O mesmo vale para os Riojas ditos modernos. Já os Ribeiro Del Deuro são mais intensos, potentes, amplos, alguns exageradamente.

Em nossa degustação o vencedor da noite foi o único Ribeira Del Duero presente, o Fuentespina Reserva Especial 2003, um belo vinho produzido por Avelino Veras que até pouco tempo atrás era distribuído no Brasil pela Expand. Hoje já não tenho certeza.

Além dele estiveram presentes o sempre excelente Beronia Gran Reserva 2001, o 904 Gran Reserva 1997 de La Rioja Alta, o Marquês de Riscal 2004 Reserva e o Viña Alberti Crianza 2003 (também de La Rioja Alta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário