segunda-feira, 15 de março de 2010

Château La Tour de By 1999

Vinho é diversidade. De procedência, tipos, estilos, uvas, métodos de produção etc. Por isso não concordo com quem afirma gostar somente de um ou outro tipo/estilo/origem, e, quando questionado por atendentes de lojas especializadas sobre qual o vinho que gosto, respondo: "de todos os bons vinhos".

Claro que tenho preferências. Em geral, gosto mais dos vinhos do velho mundo - em especial franceses e italianos - do que os do novo mndo. Mas também aprecio e tenho em minha adega muitos outros, como americanos, chilenos, argentinos, australianos, sulafricanos, neozelandeses e uruguaios, além dos portugueses, espanhóis, alemães, hungáros...

Toquei nesse tema como subterfúgio para comentar sobre o vinho que tomei domingo passado em casa, o belo bordeaux Château La Tour de By 1999, um encantador Cru Bourgeois Supérieur de Médoc.

O vinho - que acompanhou uma galinha d'angola com risotto de ervas frescas - estava excelente e mantinha, aos quase 11 anos de idade, taninos que permitem afirmar que ainda suportaria mais alguns anos na adega. Estava evoluído tanto ao nariz quando na boca, mas tinha uma elegância que frequentemente só encontramos nos vinhos franceses. Tudo isso por pouco mais de R$ 120,00 (na Decanter). Não é pouco, mas será que eu encontro em um vinho argentino argentino ou australiano desta faixa de preço a mesma qualidade e finesse?

3 comentários:

  1. Boa dica, acho que essa faixa de preço é a que merece mais atenção, pois não é tão caro e dá para achar vinhos excelentes.
    Rodrigo
    esseeutomei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Grande Raul, parece até que combinamos, mas vários vinhos postados aqui por você fazem parte da minha adega e preferência, como é o caso desse La Tour de By. Um vinho maravilhoso que conheci em 2007 e desde então virei fã. No final de 2009 o Carrefour estava liquidando esse vinho na safra 01 por 29,90, você conseguiu comprar?

    Um abraço.

    Eugênio Oliveira
    www.decantandoavida.com

    ResponderExcluir
  3. Eugênio, por R$ 29,90 é quase de graça. Infelizmente não soube da promoção. Abs, Raul

    ResponderExcluir