segunda-feira, 1 de março de 2010

Almaviva 2000

Fiquei alarmado há uns 15 dias por conta de uma mancha escura no rótulo do Don Melchor 1999 que repousa em minha adega. Logo percebi que a mancha provinha de um vazamento do Almaviva 2000 adegado logo acima, que, sem a cápsula protetora, teve sua rolha ressecada e vazou, ficando visivelmente abaixo da linha normal de volume das garrafas de vinho.

Como medida de urgência tratei de lacrar o gargalho do Almaviva com parafina derretida, mas já programei a abertura da garrafa, uma vez que a mesma sofrera contata com o ar e poderia se perder rapidamente.

Foi o que fiz no último domingo, acompanhando carré de cordeiro grelhado com ervas e risottto ao azeite tartufado. Casamento perfeito!

Em que pese o cordeiro e o risotto estivessem sensacionais, o Almaviva 2000 estava soberbo. Evoluído na vista, com nuances de vermelho queimado e marrom. Aromas com o indefectível pimentão do cabernet chileno e notas de mel, hortelã, menta e alcatrão. Na boca ainda mantinha taninos, com ótima estrutura e acidez. Quente, gostoso e longo. Um clássico, que aproveitei até a última gota.

2 comentários:

  1. Raul,
    Ainda bem que percebeu o vazamento, seria uma pena perder um vinho como este.
    A propósito, iniciei um blog sobre vinhos com um amigo - especialmente depois de uma viagem em que tomamos 60 garrafas em 20 dias em Portugal, tínhamos muito a comentar e divulgar.
    Dê uma conferida e nos indique, se gostar.
    Abraço,
    Rodrigo
    esseeutomei.blogspot.com

    ResponderExcluir