segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Leitão com tinto da Bairrada


A foto aí de cima é do porquinho de leite que preparei domingo passado em casa, recheado com farofa de milho, macadêmias e uvas-passas. Foi adaptado de uma receita do chef franco-carioca Claude Troisgros, mas sem o coentro (que ele usa sempre e eu não gosto) no tempero, substituído por salsinha. Comprei a carne no açougue Porco Feliz do Mercado Municipal (eles entregam onde você quiser). O porquinho tinha apenas 4 kg e ficou 5 horas em forno baixo.

Para acompanhar o leitão optei pela tradição, iso é, um tinto da região portuguesa da Bairrada, famosa pelo leitão local. Escolhi o Termeão 2003 do produtor Campolargo, feito a partir de Touriga Nacional (75%), Cabernet Sauvignon (15%) e Castelão Nacional (10%). Foram engarrafadas apenas 2875 unidades do vinho.

Bom rótulo, bem feito e com taninos bem resolvidos, o Termeão não foi a melhor escolha para acompanhar o leitão. O vinho tem um estilo mais novo mundo e a acidez, embora boa, não foi páreo para a rusticidade do prato, que sobrou. Melhor seria, acredito, se tivesse optado por um exemplar do Alentejo ou da espanhola Rioja.

Mas isto não me impediu, é óbvio, de saborear o leitãozinho com o Termeão. Até a próxima.

2 comentários:

  1. Boa noite,

    Primeramente parabéns pelo blog, quanto mais pessoas escrevendo sobre vinhos e gastronomia melhor, não acha? Agora que inveja deste porquinho, postei no meu blog uma materia de um porquinho tambem só que eu comprei no emporio Santa luzia!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei com pena do bichinho..rssss Não me importaria em comê-lo,porém. Sou fã de Tempranillo; acho que harmonizaria bem com o leitão. Abs!
    www.peqprazeres.blogspot.com

    ResponderExcluir