quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Degustação Memorável: o raro e caro Masseto IGT 2002

Além do desafio Piemonte x Toscana onde brilharam barolos, barbarescos, brunellos e supertoscanos, como o campeão Gaja Barbaresco 1989, a degustação da Confraria dos Amigos da Rolha, no último dia 5 de outubro, também teve duas gratas surpresas.

A primeira delas foi uma garrafa, oferecida pelo confrade João Camargo, do raro e caro Masseto IGT 2002, tinto 100% Merlot produzido pela Tenuta dell'Ornellaia. É um vinho especial, de exceção, com pequena produção, muito difícil de ser encontrado, comercializado somente através de alguns negociantes de Bordeaux e mesmo em leilões. Seu preço é alto, em torno de U$ 300 a U$ 500 no exterior.

Muitas vezes acho que alguns vinhos criam em torno de si uma imagem, uma aura que não se justifica ao serem bebidos. Mas confesso que fiquei impressionado com a qualidade do Masseto, um vinho realmente espetacular, sem arestas, redondo.

A segunda surpresa conto no próximo post.

* O sempre atento leitor Eugênio Oliveira corrigiu uma informação que tinha passado acima sobre a ausência do Masseto no Brasil. Na realidade o vinho está disponível aqui por meio da Grand Cru ao estratosférico preço de R$ 2.370,00, safra 2005.

4 comentários:

  1. Oi Raul. Gostaria de contatar você por e-mail pf. Será possivel?
    webmaster [at] cavejado.com.br
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caro Raul, o Masseto é encontrado na Grand Cru, antes era vendido na Terroir.

    ResponderExcluir
  3. Eugênio, obrigado pela informação. Não sabia que o Masseto estava disponível no Brasil. Valeu! Abs, Raul

    ResponderExcluir
  4. Cave Jado, meu e-mail para contato é raul.fagundes@uol.com.br

    ResponderExcluir