segunda-feira, 4 de maio de 2009

Que tal robalo com um malbecão?


Estive em Salvador no feriado de 1º de maio e pude comprovar a grande evolução dos restaurantes da cidade. Estive em vários, como Mistura (peixes e frutos do mar com acento italiano), Trapiche Adelaide (divisor de águas na cidade, já com 11 anos de atividades) e Amado (aberto há três anos por Edinho Engel, do Manacá de Camburi, e hoje considerado o melhor restaurante de Salvador). Todos são excelentes, com um visual de cair o queixo, serviço de qualidade, boa comida, mas muito caros, com preços no mesmo patamar de São Paulo.

Com a evolução dos restaurantes de Salvador veio também o maior interesse por vinhos, que fica claro nas cartas bem montadas (embora ainda com poucas opções de rótulos servidos em taça), copos adequadas, adegas climatizadas etc.

Em todos esses restaurantes que citei a base dos pratos está no mar, como peixes, camaraões, polvos, lulas e mexilhões frescos e ótimos. Sempre com vinho branco, certo?

Errado! Perguntei para os sommeliers e maitres das três casas como são as vendas de brancos e tintos por lá. Por incrível que pareça, os tintos representam metade ou mais dos vinhos vendidos nas casas. E não são tintos leves, como um Borgonha ou um Gamay, são tintos "porrada", como Malbecs e até Barolos.

Fiquei me perguntando como é possível saborear uma casquinha de siri, um prato de camarões ou um robalo, acompanhado de um Malbec argentino. Não, acho que não é possível. O malbecão trucida o peixe.

Mas é o que acontece não só em Salvador, mas em todo o Brasil. Já cansei de ver a mesma cena em restaurantes especializados em peixes e frutos do mar daqui de São Paulo, o que demonstra mais uma vez que, infelizmente, o brasileiro ainda não descobriu a leveza, delicadeza e complexidade dos brancos.

Um comentário:

  1. É isso mesmo Raul,ainda vai demorar muito(se é que vai) para o brasileiro trocar o Malbec,cabernet sauvignon,merlot...pelos chardonnay,riesling,chenin blanc,savignin...
    É tinto,de preferência chileno ou argentino,com camarão ou picanha.

    ResponderExcluir