quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bacalhau: tinto ou branco?


Sempre que como Bacalhau a questao do titulo dessa nota surge. Pois não foi diferente dias atras, quando em um restaurante italiano pedi um otimo Penne ao ragu de Bacalhau, que na casa é servido com tomates concasse, azeitonas pretas e brócolis.
Como estava frio, optei por um tinto servido em taça na casa, o Argiolas Connonou di Sardegna Costera 2005. Um bom vinho, que foi muito bem com a entrada, um prato de bresaola servido com folhas de rúcula.
Quando chegou o penne decidi fazer uma mini-prova de harmização e pedi uma taça do Catena Chardonnay 2006. Foi um exercício interessante, já que a cada garfada no penne com bacalhau experimentava um vinho.
Os dois se sairam bem, embora particularmente eu tenha preferido o Chardonnay. A madeira (em excesso) do Catena Chardonnay não casa com um peixe mais delicado, mas ficou perfeita com a estrutura e o sabor marcante do Bacalhau.
Embora eu esteja em uma fase mais "vinho branco" (talvez por conta dos hábitos alimentares, já que como peixe praticamente todos os dias), realmente acho que o Bacalhau, em geral, pede mais um branco encorpado - como Chardonnays e espanhoís barricados, por exemplo - do que um tinto.

Um comentário:

  1. Caro Raul,também prefiro o bacalhau com vinho branco,apesar dos portugueses preferirem com tinto,acho que harmoniza melhor com um branco encorpado.

    ResponderExcluir