domingo, 22 de março de 2009

Crozes-Hermitage: Guigal brilha novamente


Sou fã declarado dos vinhos franceses. Não somente dos famosos e caros Bordeaux, Borgonhas e Champagnes, mas também dos rótulos mais simples destas regiões e também dos provenientes da Alsacia, do Rhône, do Languedoc, do Loire, entre outras.

No fim de semana passado aproveitei a providencial queda de alguns graus na temperatura em São Paulo para abrir uma garrafa de um tinto frânces produzido com a Syrah, no caso, um Crozes-Hermitage 2002 do Domaine Guigal. Gosto muito dos vinhos do Rhône, dos profundos e encorpados Chateauneuf du Pape aos complexos Hermitages e dos refinados Côte Rotie, além dos Gigondas, Cornas, Côtes du Rhône...

Os Crozes-Hermitage são, em geral, uma escolha segura, pois são tintos que aliam bom corpo, certa complexidade e elegância, podendo ser bebidos jovens. Têm boa relação qualidade/preço. Porém, fiquei surpreso com a excelente qualidade do exemplar de Guigal, produtor consagrado na região. Um belo vinho da safra 2002, com ótima complexidade, refinado, longo, muito superior aos exemplares de outros produtores da região, como Chapoutier e e Paul Jaboulet Aîné, por exemplo.

Recomendo!

2 comentários:

  1. Olá Raul, trabalho para uma vinícola e gostaria do teu email para poder enviar informações e novidades.

    Se tiver o número de acessos do Blog agradeceria.

    Muito Obrigada.

    Meu contato é divulgacao1@comunicative.com

    ResponderExcluir
  2. Querido Raul!

    Que demais este seu espaço! Frequentarei sempre, com prazer!
    Aliás, por falar em prazer, ontem degustei o que considerei o melhor churrasco da minha vida. Obrigada pela hospitalidade. E um brinde a essa nova amizade que nasce, pra nossa felicidade!

    Dani (mãe da Olivia, rs).

    ResponderExcluir