domingo, 15 de março de 2009

Belos tintos americanos


Nosso grupo de degustação realizou, na semana passada, uma noite dedicada aos tintos norte-americanos, harmonizados com belos pratos preparados pelo restaurante/churrascaria Varanda: costelinha suína ao molho barbecue e porter house.

Para não limitar muito o painel e cientes da escassez dos rótulos dos EUA por aqui, preferimos não especificar castas ou cortes. Valia qualquer um, de Pinot Noir à Cabernet Sauvignon. Foi um show de grandes vinhos.

Degustamos 10 rótulos: Cask 23 Estate Stag's Leap 2004 Cabernet Sauvignon, Rubicon Estate Francis Coppola 2002, Dominus Christian Moueix 2000, Cardinale Cabernet Sauvignon 2004, 2480 Cabernet Sauvignon 2005, Dominus Christian Moueix 2001, Domaine Drouhin Laurène Pinot Noir 1996, Beringer Pinot Noir 2004, Harlan Estate The Maiden 2002 e Caymus Single Vineyard 1995. O único exemplar proveniente que outra região que não Napa Valley foi o Pinot Noir de Drouhin, produzido no Oregon.

Foi uma disputa difícil, onde a delicadeza e elegância dos Pinots foi sobrepujada pela força e exuberância das Cabernets e assemblages de Napa. É o que sempre acontece nestas ocasiões.

Meus preferidos foram o Dominus 2001, um grande blend feito por um produtor bordalês e que estava bem melhor que o 2000; e o Cuveé Laurène, excelente Pinot feito por Joseph Drouhin, um dos maiores nome da Borgonha, mais do que no ponto para ser bebido. Não foi uma escolha por acaso, tenho certeza.

Um comentário:

  1. Raul, bom dia!

    Possuo um blog totalmente dedicado ao mundo dos vinhos.. lá relacionamos notícias, novidades, receitas, combinações, tudo que se relaciona à apreciação e degustação do vinho.
    Contamos também com nossa loja virtual, não deixe de visitar-nos em nossos contatos abaixo:

    Loja virtual: www.casanovavinhos.com.br
    Blog: http:\\casanovavinhos.zip.net

    Aguardo contato!
    Um abraço, SAÚDE!!

    Equipe CASANOVA VINHOS

    ResponderExcluir