domingo, 1 de março de 2009

13/11/2007

Já comentei aqui a intensa movimentação no mercado de lojas de vinhos, tanto as lojas das importadoras quanto as especializadas ou até em supermercados e empórios chiques. Volto ao assunto porque nos últimos tempos algumas novidades surgiram:
- As antigas franquias da Expand em Alphaville, Vila COnceição e Santo André não vendem mais exclusivamente os vinhos do catálogo da Expand, mas sim de diversas outras importadoras. Sob o nome de Ville du Vin, as lojas contam com uma oferta bem interessante, com custo igual ao praticado pelas importadoras. Ótimo para o consumidor, que tem mais opção e preço justo. (www.villeduvin.com.br)
- O Varanda Frutas e Mercearia, misto supermercado chique e empório de importados, sempre teve uma bela adega, com centenas de vinho à disposição oconsumidor. O problema eram os preços praticados, com margens muito altas em cima do preço das importadoras. Agora isso mudou, pois o Varanda selecionou algumas importadoras para trabalhar melhor, deu espaço para elas e garantiu preços bem mais adequados aos consumidor. Belo exemplo. (ww.varanda.com.br)
- A Grand Cru, que recentemente fechou sua loja em Amphaville (justamente por passar a trabalhar com a Ville du Vin), abre nos próximos dias uma loja na Granja Viana. A importadora, aliás, vem melhorando bastante seu portfólio.

26/10/2007

São Paulo oferece italianos de alto padrão

Foram divulgados recentemente os rankings dos melhores restaurantes de São Paulo por especialidade. Em geral, nenhuma surpresa, mesmo porque alguns "eleitos" são figuras mais do que carimbadas no meio, conhecidas pela boa mesa, mas também pelo bom trabalho de "relações públicas" junto aos formadores de opinião do setor, isto é, jornalistas, críticos, gourmets etc.
Especificamente no caso dos restaurantes italianos, os rankins são pródigos. E com razão. Além de estrelas máximas, como o Fasano, e micos colocados em pedestais, como o Massimo (um restaurante italiano médio que cobra um preço absurdo), existem talvez uma dezena de ótimas casas especializadas em comida italiana em São Paulo, um número que faz diferença se compararmos São Paulo com outras grandes metrópoles da América Latina, como Buenos Aires, Cidade do México, Santiago do Chile e Rio de Janeiro. Nestas cidades certamente existem boas casas italianas, mas não na quantidade de São Paulo.
Para quem se interessar, fiz uma lista com alguns lugares que considero essenciais:
O melhor custo/benefício está no Due Cuochi Cucina (Rua Manuel Guedes, 93 - fone: 3078-8092, www.duecuochi.com.br) . Difícil comer tão bem em SP por tão pouco. O menu executivo da casa comandada por Paulo Barros é sensacional, oferecendo couvert, entrada, prato principal e sobremesa por 33 reais. Tudo de ótima qualidade. O único ponto negativo da casa é um certo ar "pitbull" do pessoal que recebe os clientes, em geral estressado com a grande procura por mesas que acontece no local todos os dias.
Badalação com boa comida e atendimento impecável é encontrado no Piselli (rua Padre João Manuel, 1253 - fone: 3081-6043 , www.piselli.com.br), sob o comando do simpático e competente Juscelino Pereira. Embora a comida esteja um degrau abaixo de outras casas recomendadas, apresenta boa qualidade e um ambiente muito agradável, sempre cheio de gente.
Boa comida, bom preço e simpátia também pode ser encontrado no Vinheria Percussi (rua Cônego Eugênio Leite, 523, fone: 3088- www.percussi.com.br), comandado pelos irmãos Silvia e Lamberto Percussi. A casa oferece comida italiana honesta e bem feita, uma bela carta de vinhos e um ambiente familiar.
Além deles, tem o Supra (www.supra.com.br), o Gero (ww.fasano.com.br), o fantástico e caríssimo Pomodori etc.

Escrito por Raul Fagundes Neto às 14h17

Nenhum comentário:

Postar um comentário