domingo, 1 de março de 2009

01/08/2007

Boa notícia: lojas com bons preços de vinhos

Faz parte do passado o tempo em que, para comprar vinho por um preço ao menos razoável, era preciso recorrer às importadoras, muitas vezes despreparadas para atender o consumidor final (algumas ainda o são). A Expand começou a mudança com suas várias lojas espalhadas por São Paulo e pelas mais importantes cidades do Brasil, sendo seguida por nomes do WorldWine (que montou uma bela loja nos jardins), Wine House, Grand Cru, Casa Fasano etc. Mas isso foi há alguns anos.
O que acho realmente interessante e que está acontecendo agora é a proliferação de lojas de vinho independentes por São Paulo, muitas das quais trabalhando com várias importadoras e com preços bem competivivos. É o caso, por exemplo, do Empório Mercantil (que fica na rua dos Pinheiros, esquina com a Pedroso de Morais), do empório chic Saint Marché (que tem lojas no Morumbi, City Lapa e Panamby, e agora está assumindo a administração do Empório Santa Maria), do restaurante/loja Vino! e até da rede de padarias Dona Deôla. Há outros também. Todos têm ótimos preços e ótima oferta.
Quem ganha com isso é o consumidor, lógico! Mas infelizmente ainda existem lojas onde o preço do vinho é quase o dobro do praticado nas importadoras. Passe no Pão de Açucar e no Varanda Frutas e confira!

Escrito por Raul Fagundes Neto às 16h07[ (1) Comentário] [ envie esta mensagem ] [ link ] 26/07/2007

Château Haut-Lagrange

Eu e um grupo de amigos loucos por vinho degustamos nesta semana um tinto de Bordeuax que mostra muito bem como estes vinhos franceses fantásticos são muitas vezes mal compreendidos pelos críticos que pautam o mercado mundial. Era um Château Haut-Lagrange 1998 Pessac-Lèogman que, confesso, abri com medo de já estar meio passado, porque li na WineSpectator que ele deveria ter sido aberto por volta de 2002. Pois bem, abrimos em julho de 2007 e o vinho estava ótimo, elegante, complexo, intenso, refinado. Um grande Bordeaux que poderia ser guardado por mais alguns anos ainda, mas que já estava sensacional, mas não para a Winespectator, que lhe outorgou apenas 83 pontos. Pois é, pena que não sobrou uma gota.

Escrito por Raul Fagundes Neto às 15h38[ (0) Comente] [ envie esta mensagem ] [ link ]


Surpresa com um Beaujolais

Nunca fui fã dos Beaujolais. Na verdade, é um preconceito parecido com aquele que muitos têm em relação aos brancos alemães. Se no caso dos alemães o motivo são os terríveis garrafas azuis, no outro caso são os fracos e oportunistas Beaujolais Nouveau que infestaram as prateleiras brasileiras até alguns anos atrás como sendo grandes vinhos.
Mas estava garimpando na World Wine La Pastina e encontrei um Cru de Beaujolais da região de Morgon (um dos melhores terrenos da área) do produtor Marcel Lappiere. É um vinho 100% natural, feito artesanalmente. Me surpreendeu pela elegância, complexidade e pelo potencial de envelhecimento. Um belo vinho que está em promoção por R$ 90,00 (o preço normal é R$ 120,00) na safra 2004.
Escrito por Raul Fagundes Neto às 15h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário